Nest Comunicação

Real-time, a informação que pode mudar o jogo

26 de setembro de 2018

Na era da tecnologia e da informação, captar, gerenciar e analisar dados se tornou uma etapa fundamental para uma condução eficiente dos negócios. E quem souber se adaptar mais rapidamente aos novos meios de interação e comunicação, pode sair na frente na corrida pela preferência do consumidor.

O real-time e o valor da opinião
A evolução das redes sociais e o acesso a novas tecnologias trouxeram consigo a era dos smartphones e veículos superinteligentes. Mas trouxeram também uma carga de informações capazes de decidir uma venda ou mudar uma estratégia de campanha. A informação real-time tem vida própria. Seja na proliferação de memes, nos comentários “bombando” nas redes, seja em um vídeo compartilhado ou em um adesivo colado no carro. A diferença entre um like e um dislike é de apenas alguns segundos.

Daí a necessidade de se acompanhar, em tempo real, o que o público diz ou como ele interage com o seu produto ou serviço. A abertura de canais para feedback e a percepção das marcas em relação às mudanças no comportamento social agora precisam caminhar juntas. Só assim é possível extrair informações e insights que podem ser decisivos para o negócio e para os rumos que ele precisa tomar.

› Quem se adapta ao real-time, sai na frente

Nessa corrida, o maior diferencial das marcas será a habilidade de se adaptar ao momento. E encontrar soluções práticas e verdadeiras que atendam às demandas de seus clientes. A moeda real-time passa a ter mais valor nas decisões do consumidor. Por isso, a análise dos dados e inputs recebidos deve ser cada vez mais rápida, dinâmica e eficiente. Esse material geralmente é recebido pelos canais de atendimento, pelas redes sociais ou por comentários em sites diversos, relacionados à marca. Mas pode vir de diversos meios de comunicação, portanto, exige um monitoramento constante e inteligente.

Qualquer ruído ou desvio de rota na estratégia ou na comunicação deve ser analisado com precisão e agilidade. E o cliente deve perceber que seu feedback tem grande valor nesse processo, recebendo da empresa atenção e seriedade. Problema resolvido e cliente satisfeito, na mesma velocidade de um post no Facebook. Assim, as decisões tomadas terão mais chances de impactar positivamente os negócios.

 

Share This: