Quando a comunicação chega aos stakeholders de forma coerente, uniforme e com um planejamento bem feito, a mensagem se torna muito mais eficaz e contribui na construção da percepção do público. Cada ponto gera uma experiência diferenciada de marca. Por isso, é preciso alinhar a identidade visual e verbal, a logomarca, a comunicação de marketing, o site e o relacionamento. Da mesma forma, os funcionários, os produtos e serviços oferecidos e o canal de distribuição.
A marca Brasil Benefícios tem um exemplo bem interessante para mostrarmos a atuação desses pilares. Neste case, foi possível trabalhar a comunicação de forma consistente em várias frentes:
1 – Posicionamento e Identidade de Marca
2 – Comunicação interna
3 – Web e Redes Sociais
4 – Campanha de Vendas e Publicidade
5 – Relacionamento
Vamos ver na prática como esse planejamento funciona?
1 – Quando iniciamos um projeto, mergulhamos no universo do cliente, para entender sua trajetória, sua personalidade e objetivos de marca. Durante esse processo, criamos diretrizes e orientações que seguirão presentes em todos os materiais de comunicação.
Veja também a Identidade visual clicando aqui.
2 – Os clientes internos são tão importantes quanto os demais stakeholders. Por isso, conhecer as diretrizes de marca e o conceito da comunicação, dentro da empresa, é fundamental para passar a mensagem de forma consistente e coerente. Além disso, os colaboradores precisam ser impactados, aprofundando-se no posicionamento da companhia e engajando-se no processo de construção da identidade.
3 – Desdobrar esses conceitos e a identidade nas mídias digitais também é fundamental na formação da experiência de marca. Tudo aqui acontece muito rápido e as respostas precisam acompanhar essa velocidade. Daí a importância do conteúdo relevante e do planejamento estratégico. Além do design, eles atraem o público de forma envolvente, agregando valor e estabelecendo novas conexões.
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4 – A estratégia da marca e suas diretrizes são incorporadas ao discurso vendedor. E ele passa a acompanhar, por mais agressiva que seja a campanha de vendas, o posicionamento planejado. Muitos deixam de lado o design bem elaborado e profissional, achando que apenas a promoção resolve. Isso não é verdade. Em primeiro lugar, devemos ter uma criação bem executada, alinhada aos pilares da marca, decisiva para atrair os olhares certos e alcançar resultados melhores, ligados aos objetivos da empresa.
5 – No relacionamento, uma personalidade clara e objetiva e uma boa narrativa ganha o coração e as mentes dos clientes – hearts & minds. Assim, quando a identidade da marca está bem definida, ela facilita o desenvolvimento de um vínculo, dando voz a uma comunicação mais forte e significativa.
Quando usamos da inteligência criativa e do planejamento para buscar soluções integradas, torna-se possível uma comunicação consistente e objetiva. Portanto, uma voz em sintonia com o discurso de marca. Da mesma forma, constrói-se uma parceria bem definida e duradoura entre agência e cliente. Porque ao conhecer o comportamento de seu público-alvo, é possível direcionar melhor seus esforços mercadológicos.
Se o seu plano é fazer a diferença no mercado, o melhor é procurar sempre a solução completa. Uma comunicação que compreenda todos os públicos e alinhe os posicionamentos, em busca de uma estratégia mais eficiente para a sua marca. Pode contar com a Nest.
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A BRASIL BENEFÍCIOS
Corretora de seguros voltada para o ramo de Planos de Saúde, gerindo soluções e benefícios para empresas de pequeno, médio e grande porte. Atua buscando o equilíbrio financeiro, otimização do fluxo operacional e desoneração do RH dentro das corporações. Com profissionais que possuem mais de 20 anos de experiência no mercado, a empresa é reconhecida por oferecer soluções diferenciadas, sob medida para as necessidades de cada cliente.