Nest Comunicação

A força do posicionamento estratégico

26 de fevereiro de 2019

O posicionamento é a ferramenta de marketing capaz de decidir o sucesso ou insucesso de uma marca, produto ou serviço. Por isso, deve ser tratado com cautela, apoiado sempre por um bom planejamento e estratégias de comunicação claras e eficientes.

A força do posicionamento estratégicoSeja no lançamento de algum produto ou serviço, seja na renovação de uma marca ou até no reposicionamento de uma empresa no mercado. Definir qual o posicionamento mais adequado para alcançar os objetivos tem tanta importância quanto a qualidade do produto ou serviço em si.

Há 3 tipos bem conhecidos de posicionamento estratégico: 1) Apoiado no preço; 2) Apoiado na exclusividade; e 3) Apoiado na diferenciação. A marca deve escolher qual estratégia utilizar, para que a mensagem transmitida pelo produto ou serviço fique bem clara na cabeça do consumidor.

Assim, se a ideia é competir para se tornar o mais barato no mercado, o posicionamento é apoiado no preço. Se a proposta, por sua vez, é encontrar um nicho inexplorado, é preciso apoiar a estratégia na exclusividade. Destacar no produto ou serviço um propósito que é único no mercado. Por exemplo, a Apple quando lançou o iPad: não havia esta categoria de produto, por isso a marca se tornou exclusiva, por um longo período, até surgirem concorrentes à altura. Como ele era o pioneiro, a estratégia de exclusividade funcionou muito bem para este produto.

O diferencial é importante no posicionamento

Uma outra saída é investir em tecnologia, pesquisas e melhorias para criar um diferencial competitivo. É a estratégia de posicionamento apoiada na diferenciação. Oferecer ao consumidor algo que o concorrente não oferece é uma grande vantagem. Mas deve ter, acima de tudo, um estudo inteligente no processo. Isso impedirá que outros copiem o seu diferencial, ou adotem estratégias parecidas, assim que você apresentar a sua.

Em todos os posicionamentos estratégicos, o planejamento é fundamental, assim como a maneira de comunicá-lo ao seu público. Portanto, reúna o máximo de informações antes de escolher a estratégia que melhor combina com a sua marca.

 

Share This: