Que estamos cada vez mais cercados de conteúdos e notícias, você já sabe. Porém, com a agilidade que essas informações são espalhadas, fica difícil acompanhar tudo o tempo todo. Assim, a atenção das pessoas se volta para o que está “bombando” nas redes: memes engraçados, notícias polêmicas, acontecimentos relevantes. É aí que entra o Marketing de oportunidade.
Como o próprio nome já diz, a oportunidade acontece quando o “buzz” está relacionado com o universo de sua marca. É preciso criatividade para pegar o gancho e associar positivamente o seu produto com o assunto, mas quando a ação é rápida, a ideia passa a “surfar” o movimento, construindo um relacionamento com todos os envolvidos. O resultado mais óbvio é a conquista de seguidores nas redes e páginas da marca. Mas esse tipo de Marketing oferece algo a mais.
A percepção de que a empresa está ligada ao que está acontecendo é o primeiro “plus”. O consumidor passa a enxergar a marca como uma personalidade, como se estivesse, de fato, participando da conversa com ele. O awareness de marca também aumenta expressivamente. E a ação, agora surfando na onda da oportunidade, é compartilhada de forma mais espontânea, agregando valor ao produto e inserindo ele no cotidiano das pessoas. Ponto para a marca.
Cuidado para não errar na dose!
Como qualquer outra estratégia de marca, o Marketing de oportunidade deve ser feito com cautela. Manter uma equipe antenada no digital é essencial, mas a criatividade também é importante. Se o consumidor não enxergar a relação da mensagem ou entender que sua marca não deveria estar ali, o marketing pode ter um feedback negativo. Faça testes com a equipe interna, procure por pontas soltas e duplos sentidos, antes de entrar na onda. Afinal, é sua marca que está em jogo: se ficar na dúvida, melhor não arriscar.