Ninguém duvida da força de um bom design. Soluções visuais bem pensadas contribuem para uma comunicação efetiva e para passar uma impressão positiva. Mas quem acha que isso vale apenas para os trabalhos das áreas de marketing e de comunicação, está enganado. Seja qual for o material que você está preparando, seu público merece um bom design. E mais que isso, seus objetivos serão atingidos com mais facilidade se você tratar a questão visual com a seriedade que ela pede.
Infelizmente, não é incomum ver que outros departamentos, seja por budget ou urgência, acabam optando por soluções caseiras na hora de desenvolver seus projetos de comunicação. O resultado são peças mal elaboradas e desalinhadas com as diretrizes de comunicação da empresa. E os impactos negativos terão efeitos muito além do que só o desconforto estético.
No caso de treinamentos, por exemplo, as consequências podem ser graves. Se o colaborador não se envolver com o que está sendo proposto ou não entender a mensagem com clareza, dificilmente colocará em prática o que se espera dele. Isto é tão relevante que toda uma linha de design vem se desenvolvendo exponencialmente ao longo dos últimos anos neste sentido, o chamado design instrucional (design com foco na educação).
› Foco no aprendizado
Consolidada com o advento da educação a distância, essa área do design é responsável por contribuir com o processo de aprendizagem. Ela se utiliza de elementos visuais, textuais e conceitos de semiótica de uma maneira clara e eficiente, facilitando, assim, a absorção do conteúdo apresentado. E não são necessárias ferramentas mirabolantes para levar isto à prática.
A tradicional apresentação em PowerPoint, onipresente como item de apoio para o instrutor, professor ou palestrante, é um exemplo. Recursos como navegação, uso equilibrado de fontes e cores, além de imagens e gráficos bem elaborados, têm efeitos surpreendentes. E ainda ajudam a tornar mais fluidas as explicações. O alerta fica para o uso inadequado destes mesmos elementos. Isso pode fazer com que tudo caminhe no sentido oposto, prejudicando a compreensão daquilo que se pretende explicar.
› A estratégia é sua aliada
Se você tem percebido que as estratégias de capacitação não estão alcançando os resultados esperados, vale se perguntar:
“Tenho investido na forma o mesmo empenho e atenção dedicados ao conteúdo?”
Lembre-se: o treinamento é uma oportunidade única e, como tal, não deve ser desperdiçada. Você precisa contar com atenção, engajamento e, principalmente, que os participantes cheguem ao fim do processo dominando os conceitos apresentados.
Sendo assim, não adianta apelar e usar modelos prontos ou chamar o já famoso “sobrinho que entende de Photoshop”! Valorize os trabalhos de sua área e consulte um profissional experiente ou uma agência de comunicação capacitada. Garanto que você irá se surpreender com as possibilidades trazidas por um olhar mais qualificado e antenado para aprimorar seus materiais de treinamento.
Tenho certeza de que você encontrará uma agência que cuide bem de você, atenda suas demandas e, principalmente, seu budget.
Marcio Corrêa
Dir. de Criação | Nest Comunicação